7 de setembro de 2012

Um senhor cacto...

Confesso que nunca fui um grande entusiasta por plantas e até me vi aflito para fazer a cadeira de botânica. Só existem dois tipos de plantas que consigo ter em casa ou no escritório, basílico e cactos. A primeira porque a posso comer, a segunda porque não dá trabalho a manter. 

Na minha viagem a Arizona em Junho passado encontrei aqueles alguns dos maiores cactos do mundo, os cactos saguaro (Carnegiea gigantea). Mal os vi perguntei a mim mesmo duas coisas, a primeira foi quanto tempo vive em média um destes cactos, a segunda porque não existe basílico gigante?

Depois de falar com um guia do deserto fiquei a saber que os cactos chegam facilmente aos 100 anos de idade, o mais velho que encontrou disse ter 150. Existe um truque para saber pelo menos a idade aproximada de um deste gigantes do deserto. Dos zero até  ~75 anos os cactos apenas possuem o tronco central que cresce erecto, após os 75 começam a surgir as primeiras ramificações. O cacto da foto já vai bem além da sua reforma em anos humanos. Também impressionante foi saber que durante as ocasionais chuvas o diâmetro do cacto pode crescer até 6cm/dia! Verdadeira planta de extremos, o cacto está adaptado à vida do deserto com variações de temperatura enormes


Depois da foto da praxe e da breve explicação o guia ainda nos presenciou com mais duas peças de informação uteis. A primeira é que o cato é uma espécie protegida por lei e qualquer dano feito a um dos gigantes do deserto é punido como crime. A segunda, mais preocupante, é o declínio acentuado em algumas áreas do número de cactos. 

Sem comentários:

Trans - Siberiano